Convites / Lembranças

RSVP: O que é e para que serve?

Este detalhe pode facilitar sua vida na hora de organizar o casamento!

Por Paula Coutinho Merllo

Você já deve ter visto esta sigla por aí. RSVP é uma abreviação para a expressão francesa “Répondez sil vous plait” (que, traduzida para o português, significa “Responda por favor”), muito utilizada em convites para eventos em que a confirmação de presença é essencial.

Em casamentos, por exemplo, a confirmação de presença é muito importante para que a estrutura da festa seja preparada para o número de convidados que irão comparecer. Dessa forma, é possível planejar a quantidade necessária de mesas, bebidas e comidas.

O ideal é que os convidados confirmem presença até 3 semanas antes da data da festa. Para isso, os convites devem ser entregues com, no mínimo, 2 meses de antecedência. Mas, atenção: este prazo pode mudar de acordo com o tipo de casamento. Se ele for realizado em outro país ou em uma cidade distante da que os noivos e convidados residem (como os chamados Destination Wedding), o prazo para a confirmação deve ser de até 3 meses de antecedência. Neste caso, é preciso entregar os convites, pelo menos, 6 meses antes do evento.

Tudo isso pode parecer muito complicado e trabalhoso, mas não é. Você não vai precisar ficar telefonando ou mandando mensagens para todos os seus convidados, para saber se eles vão comparecer! A confirmação de presença pode ser feita de formas mais simples. Empresas especializadas em organização de casamentos costumam oferecer este serviço, e ele pode ser realizado de duas maneiras:

  • No RSVP ativo, a empresa entra em contato com todos os convidados;
  • Já no RSVP receptivo, são os próprios convidados que entram em contato para informar se comparecerão ao evento. Nesta modalidade, é importante disponibilizar um número de telefone ou endereço de e-mail no convite.

Outra modalidade, bastante comum atualmente, é o RSVP online. Muitas plataformas de sites de casamento disponibilizam este serviço (algumas delas, de forma gratuita).

Independente da maneira como for feita, uma coisa é certa: a confirmação de presença pode facilitar muito o planejamento da sua festa!

2 Respostas para “RSVP: O que é e para que serve?”

  1. 14/10/2020 em 9:31 pm, Graciana Fumachi disse:

    Gostei muito da matéria , hoje as pessoas precisam muito destas ferramentas que facilitam a vida. Tenho certeza que muitas pessoas irão se utilizar da SRVP.

    Responder

  2. 09/10/2020 em 2:58 pm, Emanuelle disse:

    Adorei as dicas, para quem está se preparando ou organizando casamento é muito válido saber!
    Realmente a confirmação dos convidados faz toda diferença para organização dos noivos com seus fornecedores.
    Bom saber que temos diferentes formas de obter essa confirmação, se adaptando a cada casal!
    No aguardo por mais dicas como essas!!!

    Responder

Deixe seu comentário

Comment validation by @

*