Casa

Fogões, forno, cooktops e afins!

Sabemos que há diferentes tipos de fogões e fornos e às vezes fica difícil escolher qual deles atende às suas necessidades e combine com a sua casa. Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas básicas sobre o que você precisa saber.

Fogão (com forno) ou cooktop a gás:

O fogão ou cooktop a gás, como o próprio nome já diz, precisa de uma fonte de alimentação a gás de cozinha para funcionar. Suas vantagens são o rápido aquecimento e a conservação do sabor, consistência e nutrientes dos alimentos. Vale ressaltar que não se tem precisão total no controle de temperatura.

Esse eletrodoméstico costuma ter um preço mais acessível e o tamanho é maior do que o modelo mais comum de forno elétrico.

Forno e cooktop elétrico ou indução:

O forno elétrico é o mais popular, por ser mais compacto, contar com um design moderno e ser eficiente no controle da temperatura.

Outra característica do forno elétrico é a sua variedade em modelos e funções extras, o timer, por exemplo. Além disso, o próprio design desse eletrodoméstico pode ser variado: o forno de embutir e o forno de bancada.

Já o cooktop elétrico, funciona através de uma resistência que esquenta muito e rapidamente. E essa é uma de suas vantagens que, além disso, oferece precisão total no controle de temperatura.

O cooktop por indução, por sua vez, funciona com indução eletromagnética, criando um campo eletromagnético entre a parte interna e inferior da panela: dessa forma, todo o calor gerado vai para o alimento e não ocorre a perda de temperatura para o ambiente.

Ambos, consomem mais eletricidade que um cooktop a gás. E mesmo não usando gás, o consumo total deles deve ser maior. A vantagem fica por conta do menor tempo de preparo, já que são mais eficientes.

Uma desvantagem do cooktop elétrico com relação ao por indução é que ele demora mais a esfriar. Vale lembrar, ainda, que devido à superfície totalmente plana do cooktop elétrico, só podem ser usadas panelas com fundo reto (plano), para não danificá-lo.

Por isso, recomenda-se que as panelas para cooktop elétrico tenham fundo reforçado, como as panelas de aço. Isso quer dizer que um cooktop por indução só esquenta se a panela adequada estiver em contato com a zona de cocção (como queimadores dos fogões a gás). E assim que é desligado, ele esfria praticamente de imediato, e automaticamente, o que é uma vantagem do cooktop por indução que, claro, também oferece alto controle de temperatura. Sua desvantagem é o preço do produto, que ainda é superior aos modelos a gás e aos chamados elétricos.

E lembre-se: o cooktops, num geral são ideais para cozinhas planejadas. Para a sua instalação, é importante que os móveis do ambiente estejam bem posicionados e próximos de materiais resistentes ao calor. Verifique sempre o manual do produto e faça a instalação com um profissional.

 

Continue nos acompanhando e não perca as dicas.

No instagram fique de olho em @oblogdecasamento;

Interaja conosco com a #oblogdecasamento #listadecasamento

 

Deixe seu comentário

Comment validation by @

*