Dicas

Cerimônias virtuais: uma nova tendência em casamentos

Por Paula Merllo

Maio é conhecido como o “mês das noivas”. Não se sabe, ao certo, qual é a origem desta tradição. Ela pode estar ligada ao início da primavera no Hemisfério Norte ou, também, à influência da Igreja Católica, já que este é considerado o mês da consagração de Maria (mãe de Jesus). Mas, o fato é que maio continua sendo um dos meses mais escolhidos para a realização de casamentos. E, com a continuidade da pandemia do COVID-19, um formato específico de cerimônia tem sido cada vez mais adotado pelos casais: o casamento online.

A tendência das cerimônias com transmissão virtual e ao vivo surgiu como uma alternativa para os casais celebrarem seus casamentos respeitando as medidas de distanciamento e isolamento social que os tempos atuais exigem. Mas, tudo indica que elas continuarão sendo uma opção mesmo após o fim da pandemia, já que permitem o compartilhamento deste momento especial com entes queridos que não podem comparecer ao evento pessoalmente (como convidados que moram longe ou que estejam com a saúde fragilizada, por exemplo).

Um casamento virtual pode ser realizado de diferentes formas. O casal pode escolher um convidado de confiança para ficar responsável pela transmissão em tempo real, contratar uma equipe profissional ou, ainda, fazer tudo no estilo “DIY” (abreviação da expressão em inglês “Do it yourself”, que é traduzida como “Faça você mesmo”).

Seja qual for a maneira escolhida, alguns itens precisam ser providenciados para possibilitar a transmissão. São eles:

  • Celular, tablet ou computador com câmera;
  • Conexão de Internet (é importante verificar a velocidade e a qualidade do sinal no local em que a cerimônia será realizada);
  • Microfone (o uso de um microfone externo pode ajudar a diminuir ruídos indesejados, que muitas vezes são captados pelos microfones dos celulares ou computadores);
  • Carregador e bateria;
  • Um serviço de transmissão ao vivo (Zoom, Google Meet e Microsoft Teams são algumas das opções disponíveis atualmente).

Além dos itens básicos, alguns procedimentos também podem ajudar a garantir que a transmissão ocorra sem nenhum imprevisto. Olha só:

  • Envie o link da transmissão com antecedência para os convidados, para que eles possam se preparar;
  • Providencie a montagem do equipamento (câmera, tripé, celular, etc.) sobre uma superfície estável;
  • Teste a conexão com a Internet e a transmissão ao vivo de vídeo e áudio;
  • Inicie a transmissão alguns minutos antes do começo da cerimônia, assim os convidados terão tempo de se conectar sem perder nenhuma parte do evento.

No Ponto, você poderá encontrar todos esses itens para produzir a sua cerimônia virtual. Lá, há vários modelos de câmeras digitais, smartphones, incluindo alguns que fazem vídeos em 4K, e acessórios, como tripés e microfones.

Com estas dicas e um pouco de criatividade, um casamento online pode ser tão inesquecível quanto uma cerimônia tradicional, tanto para os noivos como para os convidados!

Uma resposta para “Cerimônias virtuais: uma nova tendência em casamentos”

  1. 14/05/2021 em 12:30 pm, Magali Trevisan Marcomini disse:

    Parabéns Paula Merllo pelas informações contidas em sua postagem. Amei saber um pouco mais sobre essa tradição. Muito bem escrita.
    O mês de maio sempre será o mês das noivas, mas conhecer um pouco mais s sobre as atuais tendências, de um ” novo” normal, foi bem interessante. Obrigada

    Responder

Deixe seu comentário

Comment validation by @

*