Casa

Como montar uma cozinha pequena de forma prática

Cozinha charmosa e prática mesmo com pouco espaço.

Antes muito espaçosas, as cozinhas se tornaram cada vez menores nas construções mais modernas. Nem por isso deixaram de ser um ambiente aconchegante. Por isso, abusar da criatividade é fundamental para transformar o espaço em um lugar agradável e prático. Para auxiliar nesta tarefa, algumas dicas ajudam e muito.

Eletrodomésticos

A escolha dos eletrodomésticos é muito importante. Muitos ajudam a economizar espaço, são práticos e agilizam as tarefas do dia a dia. Além disso, são importantes objetos de decoração. A combinação cooktop e forno de embutir são perfeitos para economizar espaço e substituir o fogão tradicional.

A escolha da geladeira também deve exigir muita atenção. Não adianta escolher uma “gigante” para ambientes pequenos. Portanto, pesquise os modelos que, mesmo compactos, oferecem uma boa organização para o armazenamento dos alimentos. Claro, o custo-benefício deve ser levando em consideração. Afinal, não dá para montar uma cozinha gastando o dinheiro que você não tem.

Prateleiras

Além dos armários, as prateleiras também ajudam a organizar a cozinha. Além disso, contribuem na decoração. Afinal, você pode deixar seus eletrodomésticos a mostra e até mesmo aquele utensílio charmoso, que gosta tanto. Bancadas e estantes fazem uma função semelhante.

Alguns armários sem porta seguem o mesmo princípio, ajudando ainda a economizar em espaço. Para os mais ousados e criativos, pendurar em ganchos alguns utensílios pode ajudar na praticidade, dando um charme ao ambiente. Entretanto, tenha em mente que você deve sempre deixar o espaço bem organizado para que a decoração planejada não se transforme em uma bagunça generalizada.

Espaço pequeno, mas organizado e prático.

Mesa

Muitas famílias abandonaram a ideia de ter uma mesa na cozinha. Se você não abre mão do hábito de comer neste espaço, uma solução é utilizar bancos e uma bancada, que pode ser fixada até mesmo na parede. Mesas dobráveis também são soluções eficientes e facilmente encontradas.

Organização

Não se esqueça de prestar atenção nos pontos de hidráulica e elétrica de sua cozinha. Afinal, não é prático ter um eletroportátil bonito e poderoso se você precisa ficar transportando ele de um lado para o outro sempre que for utilizá-lo. Ou pior: precisar gastar com obra por causa da falta de planejamento no momento da aquisição dos itens desejados.

E por falar em economia e obras, se você não quer investir muito, mas está cansado dos azulejos, uma opção é optar pelo papel de parede. Isso mesmo! Existem diversos modelos próprios para auxiliar na sua decoração. Opções não faltam. Entretanto é recomendado contar com a ajuda de um profissional para fazer a aplicação. Assim, o sonho não se torna um pesadelo.

Deixe seu comentário

Comment validation by @

*