Casa

Casa conectada: A casa do futuro já é realidade!

Por Mônica

Muitas coisas que já vimos nos filmes de ficção científica se tornou realidade. Claro que ainda não temos carros voadores, mas, já é possível ligar a TV, ativar a cafeteira, tocar músicas, comandar as luzes e pedir para reproduzir uma série no seu serviço de streaming preferido, apenas com um simples toque no Smartphone ou através de um alto-falante inteligente com assistente virtual.

Já imaginou ter um ambiente totalmente conectado? Conseguir monitorar o interior da sua casa pela tela do celular, abrir a porta para as visitas ou ligar e desligar as luzes através de comandos de voz ou talvez chegar em casa e o ar condicionado perceber sua presença e regular sozinho a temperatura, conforme seu histórico de preferências? Em um ambiente conectado tudo é possível! Até mesmo sua TV ligando sozinha no horário em canais que você assiste normalmente ou ter um robô aspirador inteligente que limpa a casa enquanto você descansa! Falando em vida doméstica até mesmo os refrigeradores podem ter a temperatura controlada. Já os micro-ondas e os fogões, opções de receitas para baixar, enviando notificações de cada passo do preparo para o seu celular.

Muito interessante, não é mesmo? Bem-vindo ao mundo da casa conectada! A seguir, temos algumas sugestões do que é possível fazer para deixar sua casa inteligente, divertida e prática.

1 – Assistente

Para fazer a casa conectada funcionar, não basta só comprar os objetos inteligentes, é necessária uma central de integração, que pode ser o celular ou um alto-falante com assistente virtual. Com esses aparelhos você pode dar um comando, seja tocando na tela ou falando.

2 – Reaproveitando aparelhos antigos

Adaptadores de tomada inteligentes são a saída para aparelhos antigos se plugarem à casa conectada, assim é possível ligá-los e desligá-los à distância.

3 – Você no comando

Já temos diversos aparelhos compatíveis com os assistentes de voz. Veja alguns exemplos abaixo:

– Ar-Condicionado

Regulagem de temperatura, ventilação e intensidade.

– Central universal

Unifica os sinais dos controles remotos da casa.

– Câmera de segurança

Pode ser acionada à distância e fazer gravações

– TVs

Atualmente alguns modelos de TVs da LG, Samsung e Sony podem servir para comandar a casa e também receber instruções.

– Lâmpadas

É possível trocar a cor, ajustar a intensidade e acender/apagar as luzes.

– Robô aspirador de pó

Pode ser programado para fazer a limpeza em um horário determinado.

– Sensores

– Verificam a abertura de porta e movimentos.

– Lava e Seca
Monitore o funcionamento, altere ciclos de lavagens e adicione funções.

– Em breve

No Brasil, serão lançados eletrodomésticos inteligentes: geladeiras, fogões, máquinas de lavar e até micro-ondas conectados, que podem ser acionados por voz e até mesmo avisar o que tem para jantar.

Deixe seu comentário

Comment validation by @

*